© Tin.Bra
Notícias

Tin.Bra proporciona férias criativas a crianças e jovens

A Academia de Teatro Tin.Bra (ATT) está a organizar um programa de atividades culturais, recreativas e pedagógicas, a desenvolver entre 6 de julho e 28 de agosto, para crianças dos 6 aos 14 anos, a partir do Mercado Cultural do Carandá, denominado “Férias Criativas”.

Com o tema “Vem aprender sobre o Eu, o Tu e o Nós!”, o programa pretende “oferecer uma resposta social ao desconfinamento psicológico e social das crianças e jovens participantes que através do teatro, produções audiovisuais, reflexão, música, artes plásticas poderão desenvolver e enriquecer as capacidades de liderança, adaptação, autocontrolo, autoconhecimento, criatividade e autossuficiência e ao mesmo tempo potenciar todo um processo lúdico-pedagógico que permite a aquisição de novos conhecimentos sobre as diversas áreas de vivencia e convivência em sociedade e no mundo”, refere a Academia.

Devido à pandemia COVID-19, as “Férias Criativas” irão adotar as medidas mais atualizadas de segurança promovidas pela Direção Geral de Saúde, sendo expectável uma diminuição de atividades de visita a elementos como museus, praias e monumentos que necessitem de uma deslocação de autocarro.

Em substituição dessas iniciativas serão realizadas atividades de caminhada ao ar livre procurando parques naturais e vias pedonais nas áreas próximas do Mercado Cultural do Carandá. Assim que for possível, a Academia planeia manter a atividade de piscina, no sentido de complementar o seu programa com uma oferta diversificada de atividades.

O programa terá ainda um Plano de Contingência próprio onde definirá as regras de etiqueta respiratória e funcionamento a adotar por monitores e participantes.

Para jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, a Tin.Bra sugere o “Teatro En’Cena”, um projeto de criação, exploração e desenvolvimento na área teatral que visa promover a aprendizagem de diversas capacidades criativas e interpessoais dos jovens.

O programa terá a duração de três semanas, iniciando no dia 6 de julho e terminando no dia 24 de julho de 2020, sem fins de semana incluídos

Apoiada em metodologias de educação não-formal, a iniciativa surge de uma necessidade intensa de reacender a chama da criação artística após a pandemia. Ao longo de um período de três semanas, todos os participantes terão a oportunidade de experimentar diversas formas teatrais, como o improviso, teatro sensorial, técnicas de palhaço, entre outros, bem como uma aprendizagem geral do seu corpo e aparato vocal.

Haverá também uma breve apresentação no final de cada semana, para assim ilustrar melhor os conteúdos aprendidos. A formação intensiva terá como foco a promoção de um ambiente de inclusão, onde todos os participantes serão incentivados a contribuir com as suas ideias e opiniões acerca do material a desenvolver.

Mais informações sobre os dois programas disponíveis em http://tinbra.pt/, na página de Facebook da Academia, ou através do e-mail [email protected].

 

 

 

Deixar comentário