Destaque Sem Treta

Centenário SC Braga

100 anos de História. Honrar o passado, conquistar o futuro

O Sporting Clube de Braga comemora a 19 de janeiro o seu Centenário. Uma data marcante tanto na vida do clube como também na história do desporto em Portugal. Ao longo destes 100 anos de atividade, o SC Braga sempre foi uma referência em diversas modalidades, conseguindo um passado repleto de memórias, títulos e conquistas. No presente apresenta uma grande vitalidade, com condições de assegurar um futuro risonho, carregado de ambição e sonhos.
Refira-se que o Sporting Clube de Braga foi, oficialmente, fundado a 19 de janeiro de 1921 por um grupo de jovens estudantes que tinham como grande aspiração criar um clube de futebol que representasse a cidade de Braga. Deste naipe de amigos, conta-se Celestino Lobo, Carlos José de Morais, Eurico Sameiro, os irmãos Carvalho, Costinha, Joaquim de Oliveira Costa e João Gomes, que viria a ser o primeiro presidente.
O primeiro jogo do clube terá sido disputado no campo do Antigo Colégio de Espírito Santo, frente à equipa do Algés e Dafundo. A partir daqui, verificou-se um grande entusiasmo à volta da vida do clube, motivando várias conquistas.

Primeira grande vitória
A primeira, a 29 de janeiro de 1947, com o título de campeão nacional da II Divisão, com uma vitória por 2-0 sobre o Onze Unidos, no Montijo, e consequente subida, pela primeira vez na sua história, à principal divisão nacional. Devido a este crescimento, era preciso construir um campo condizente com a grandeza do clube, da cidade e da região e, em 1950, foi inaugurado o Estádio 28 de Maio, que, após a revolução do 25 de Abril de 1974, passou a chamar-se Estádio 1.º de Maio, com capacidade para cerca de 40 mil espetadores.

Conquista primeira Taça de Portugal
Em 1964, o SC Braga sagra-se novamente campeão da II Divisão e, passados, dois anos, garante um dos troféus mais importantes da sua história, com a conquista da Taça de Portugal, em 1966, no Estádio do Jamor ao derrotar o Vitória de Setúbal, com um golo de Perrichon. Esta vitória garantiu ao clube o acesso à Taça das Taças e a primeira participação numa prova internacional de futebol.
Em 1975, regressa novamente à I Divisão Nacional, onde permanece desde então, colocando-se como o quatro clube, há mais anos consecutivos na Primeira Divisão Nacional, logo depois de FC Porto, SL Benfica e SC Portugal. Em 1977, vence a Taça federação Portuguesa de Futebol, prova que contou apenas com uma edição.

Constituição da SAD
Em 1998, verificou-se uma importante mudança na organização do SC Braga, com a transformação do clube em Sociedade Anónima Desportiva (SAD). Outro dos momentos mais emblemáticos da vida dos arsenalistas foi a inauguração do Estádio Municipal de Braga, em 30 de dezembro de 2003, que, para além de ter sido um dos estádios eleitos para o Euro 2004, é considerado uma autêntica e invulgar obra de arte.

Afirmação Europeia
A nível internacional, a sua grande afirmação deu-se em 2008, quando venceu a Taça Intertoto, e é ainda o último detentor da competição, uma vez que a mesma foi extinta, após uma reformulação das competições europeias levada a cabo pela UEFA.
A época 2010/11 foi marcante a nível internacional e transformou-se numa das páginas de ouro do clube. Primeiro, faz a sua estreia na Liga dos Campeões, entrando na fase de grupos, depois de duas eliminatórias diante do Celtic e do Sevilha. Depois, a 18 de maio de 2011, em Dublin discutiu a final da Liga Europa com o FC Porto, com a vitória a sorrir aos dragões, devido a um golo de Falcão.

Duas Taças da Liga
e mais uma conquista no Jamor
Algum tempo depois, na temporada 2012/13, o clube vive novamente outra grande conquista a nível interno, com a vitória da Taça da Liga, precisamente diante do FC Porto. Desta vez, os arsenalistas foram mais felizes e arrecadaram o troféu, graças a um golo de Alan, reforçando, assim, o seu estatuto em Portugal.
Já em maio de 2016, o clube garante mais uma grande vitória para o seu historial, com a conquista da sua segunda Taça de Portugal, precisamente 50 anos depois de ter vencido a primeira, ao derrotar o FC Porto no Estádio do Jamor, nas grandes penalidades, após um empate a dois golos no tempo regulamentar.
Os mesmos clubes defrontaram-se em 2020 e discutiram a final da Taça da Liga, com a vitória a sorrir novamente ao SC Braga, com um golo de Ricardo Horta no último minuto do jogo, numa partida realizada em casa, no Estádio Municipal de Braga, local onde se realizou a Final Four. Mais uma página de ouro do clube arsenalista, um dos mais titulados a nível nacional e que pretende continuar a cimentar a sua qualidade e crescimento em Portugal e a nível internacional.
Mas nem só de futebol se fez a história do SC Braga, ao longo destes 100 anos. Desde a sua fundação, o ecletismo foi sempre uma das suas grandes bandeiras. Para além do futebol, o atletismo, o ténis de mesa e o basquetebol foram as primeiras modalidades a serem implementadas, seguindo-se muitas outras como poderá ver nas próximas páginas.

Futebol de elite

Equipa A
A equipa principal de futebol sénior masculino do SC Braga é liderada, nesta temporada, por Carlos Carvalhal. Com uma equipa recheada de grandes jogadores e várias soluções à ordem do técnico bracarense, a equipa irá, à semelhança das últimas épocas, lutar pelos lugares cimeiros da classificação da Primeira Liga de Futebol. Atualmente, continua em todas as provas nacionais e apurou-se para os 16 avos-de-final da Liga Europa. O título de campeão nacional continua a ser um sonho dos seus dirigentes e adeptos. Será no ano do Centenário?

Equipa B
Fundada, pela primeira vez, em 1998, a equipa B tem como objetivo estabelecer a ligação entre a formação e a equipa principal, proporcionado competição e ritmo de jogo a jogadores menos utilizados. Esta temporada, a equipa B do SC Braga é comandada por Vasco Faísca e tem feito um trajeto fantástico na série A do Campeonato de Portugal 2020/21, situando-se no primeiro posto da classificação.

Sub-23
Liderada por Artur Jorge, a equipa sub-23 do SC Braga encontra-se a competir na Liga Revelação e apurou-se para o play-off de apuramento de campeão. O clube compete com esta equipa desde 2018/19, ano inaugural da Liga Revelação.

Futebol feminino
O futebol feminino tem sido uma das grandes apostas do clube, presidido por António Salvador, nas últimas épocas. A equipa de futebol feminino seniores é a atual detentora do título de campeão nacional, conquistado em 2018/19 (o troféu não foi atribuído na época 2019/20, numa decisão da FPF que deu por concluídas as provas nacionais “não-profissionais”, devido à pandemia Covid-19). Em 2018, conquistou ainda a Supertaça. Miguel Santos, atual treinador, foi o timoneiro da equipa nesses dois inéditos títulos. A equipa feminina do SC Braga foi ainda duas vezes vice-campeã nacional (2016/17 e 2017/18) em futebol sénior. O clube conta ainda com a equipa feminina de sub-19, que participa na Liga Juniores Feminina.

Formação
Não podemos esquecer, obviamente, a formação do clube. O SC Braga é, atualmente, um dos melhores clubes formadores a nível nacional e conta nas suas fileiras, com centenas de jovens à procura da sua afirmação. O clube compete nos diversos escalões, desde os infantis aos juniores, conta com vários jogadores convocados para as seleções nacionais, e tem conquistado inúmeros títulos nos diferentes escalões, a nível regional, distrital e nacional. Destaque para o título de campeão nacional Sub-19 masculinos, em 2013/14. O clube tem apostado fortemente no scounting e garantido uma base de jovens de enorme valor. Trincão, Pedro Neto, Francisco Moura, David Carmo ou Tiago Sá são alguns dos valores mais recentes, nascidos na formação arsenalista, já com provas dadas no futebol profissional. Destaque ainda para a Escola de Guarda-Redes do SC Braga, que é uma referência a nível nacional.

Um clube eclético

O futebol esteve na origem do clube e é a sua principal modalidade, a que suscita maior interesse e envolvência, mas o SC Braga ao longo da sua história, sempre foi eclético, apostando em distintas modalidades, que enriqueceram o seu nome e o seu museu, com conquistas importantes a nível nacional e internacional. A seguir ao futebol, o atletismo, o ténis de mesa e o basquetebol foram as primeiras modalidades a serem incluídas no seu panorama desportivo, mas depois seguiram-se muitas outras, como o ciclismo, o voleibol, o tiro, o hóquei em patins, o andebol, a pesca desportiva, a natação, o automobilismo, o futsal, o bilhar, o karaté, o badminton, entre muitas outras.
Não podemos esquecer os grandes feitos alcançados nas modalidades, como as equipas vencedoras de hóquei em patins e voleibol masculino nos anos 50, o voleibol feminino na década de 70 ou os resultados positivos e provas conquistadas pelo atletismo aos longo dos anos.
Atualmente, o SC Braga assume a sua multiplicidade e as modalidades têm sido uma das suas principais “bandeiras”, contando, para além do futebol, com atletismo, badminton, basquetebol, bilhar, Boccia, eSports, futebol de praia, futsal, karate, kickboxing, boxe e muay thai, natação, taekwondo e voleibol.
Uma demonstração de grande versatilidade e força das modalidades, num universo de mais de um milhar de atletas, aos quais se juntam centenas de jovens que compõem o departamento de formação, em várias categorias e escalões. De seguida, a Minha apresenta-lhe, de forma resumida, a atualidade de cada uma das suas modalidades.

Atletismo
É uma das bandeiras do clube a nível nacional e internacional, apresentando um vasto historial de sucesso, com conquistas importantes, elevando bem alto o nome do clube. Quem não se lembra das prestações nacionais e europeias de nomes como Albertina Machado, Conceição Ferreira, Fernanda Marques, Manuela Machado, Mário Silva, Felicidade Sena, Jéssica Augusto ou Dulce Félix? Figuras ilustres do passado, mas os bons resultados obtidos, a nível individual e coletivo, nos últimos anos, continuam a colocar os guerreiros do Minho entre as maiores potências da modalidade em Portugal. Francisco Rodrigues, Luís Saraiva, João Peixoto e Mariana Machado, com brilhantes prestações nos últimos anos, são referências atuais e dos principais embaixadores do clube arsenalista.

Badminton
Criada há quase quatro anos, numa parceria com a UMinho, a secção de badminton continua o seu processo de crescimento no panorama desportivo. Recentemente, garantiu a subida à 1.ª Divisão Nacional de Badminton, após ter ficado m 2.º lugar no Campeonato Nacional da Liga de Clubes da 2.ª Divisão, demonstrando, assim, um excelente trabalho desta secção neste seu ainda curto trajeto. Rúben Vieira e Joana Amaral são os técnicos de badminton do SC Braga, que conta nas suas fileiras com atletas em evidência, como Rúben Vieira, Daniel Costa, Pedro Amorim, Miguel Perdigão, Joana Amaral, Ana Rita Amaral, Sofia Andrade ou Francisca Ferraz. Conta com cerca de duas dezenas de atletas federados em vários escalões (categoria de elite, categoria C e D de seniores, Sub-19, sub-17, sub-15 e sub-11).

Basquetebol
O basquetebol do SC Braga contribui também para a afirmação do clube, contando com dezenas de atletas em competição e onde incluímos ainda o minibasquete, num projeto que inicia nos Sub-8 e vai até ao escalão sénior. A competir na 1.ª Divisão Nacional por opção própria, os objetivos da equipa principal são bem claros: criar uma identidade e formar uma equipa competitiva. A meta passa por conquistar este campeonato e regressar à Proliga. Pedro Grenha é o treinador principal e Miguel Moura regressou ao clube para assumir as funções de Coordenador Técnico. Os responsáveis da modalidade pretendem que o clube seja uma montra do basquetebol na cidade e no país. O desenvolvimento e a aposta na formação são também trunfos, num projeto que visa implementar bases para o sucesso da modalidade da formação e catapultar qualidade para a equipa principal. No seu historial, contam-se títulos de campeão distrital de Braga e do Minho, em femininos e masculinos, em distintos escalões, como cadetes, iniciados, juniores ou Sub-20 (masculinos e femininos), e ainda a conquista do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão (2017-18).

Bilhar
Com dezenas de atletas e vários títulos conquistados, o bilhar do SC Braga é cada vez mais uma certeza do panorama desportivo da cidade e do país. Este ano, a equipa principal de bilhar do SC Braga garantiu o título de Campeão Nacional da 2.ª Divisão Pool Português, regressando assim à elite desta modalidade, numa prova que será disputada pelas oito melhores equipas portuguesas da modalidade de Pool, onde estará o SC Braga, juntamente com Soccer Planet, FC Paços de Ferreira, Boavista FC, CB São João da Madeira, Académica de Coimbra, Lamosa Pool de Mem Martins e Hot Shot Pool de Odivelas. Para esta época, regressaram duas caras conhecidas do bilhar do SC Braga: David Alcaide e Francisco Sanchez Ruiz. Joaquim Cardoso, atleta referência do Pool português, José Carlos, experiente atleta que vai para a sua 5.ª época nos arsenalistas, e o jovem Dário Freitas, atleta que no ano passado foi promovido à equipa principal, compõe a restante equipa liderada por João Roque, diretor técnico do SC Braga. Na sua história, a modalidade conta já com vitórias importantes, como a de Campeão Nacional de equipas em Pool, o 3.º lugar em equipas em Pool feminino, o de campeão nacional individual Europeu de Pool Bola 10 e ainda o de campeão regional de Pool e Snooker, entre outros.

Boccia
A secção de Deporto Adaptado foi apresentada, oficialmente, aos sócios em janeiro de 2009. Em setembro de 2017, passou a denominar-se de Secção de Boccia, devido ao enorme desenvolvimento da modalidade, em termos internos e externos, respondendo, assim, aos desafios cada vez mais exigentes, num dos desportos de maior relevo na cena nacional e internacional para as populações especiais, certamente o mais relevante para os grandes incapacitados a nível motor e neuromotor. A secção apresenta 3 especialidades (Escola de Boccia, Área de Competição e Área Sénior) e conta no seu currículo com inúmeros títulos regionais, nacionais e internacionais, destacando-se medalha de bronze Paralímpicos (2008), campeonatos da Europa Individual e Pares 2013, medalha de ouro e prata Open Mundial 2015, Medalha de Ouro Open Mundial 2016, a medalhas de prata e bronze nos Paralímpicos de Londres 2012, bronze nos Paralímpicos 2016, medalhas de ouro no Europeu 2017, ouro no Mundial 2019, em Portugal, entre muitas outros troféus.

eSports
A eSports começou no SC Braga há cerca de três anos, mas tem feito um percurso com grande sucesso, como atestam os três troféus arrecadados, continuando a dar cartas na modalidade e crescido a passos largos em Portugal. O SC Braga é bicampeão nacional do eLiga Portugal, um dos principais torneios de FIFA do país, e, este ano, os guerreiros do Minho voltam a participar na competição com a mesma ambição de vencer. Bernardo Figueiredo (bernasfigue5), João Peres (JPeres99), João Vaz (IJVaz8I) e Tiago Pacheco (XPachecoX23) compõem a equipa minhota, da qual ainda fazem parte os streamers Lídia Sousa (noodle_129) e Ricado Peixoto (Barica_6). A secção de eSports do SC Braga procura assim continuar a sua evolução e cimentar-se como uma das principais referências da modalidade em Portugal, com ambições bem altas para o futuro.

Futebol de praia
Esta modalidade foi criada em 2013 e durante este, ainda curto período de anos, colocou-se num patamar de excelência no panorama desportivo nacional e internacional. A sua equipa é um verdadeiro fenómeno nacional, com um percurso vencedor, apresentando-se como o clube com mais títulos na competição, num total de seis conquistas. Este ano, procuram o tetracampeonato, após terem vencido as edições de 2017, 2018 e 2019. Já venceu três Taças Europeias consecutivas, uma Taça de Portugal e dois Mundiais de Clubes. No final de 2020, foi finalista vencido da Euro Winners Cup. Conta nas suas fileiras com Jordan Santos, distinguido, em 2019, com o Prémio de Melhor Jogador do Mundo, na Gala Beach Soccer, no Dubai.

Futsal
É uma das modalidades que tem gerado maior interesse no nosso país nos últimos anos e a equipa sénior do SC Braga tem sido um dos principais conjuntos do principal campeonato em Portugal. O clube arsenalista tem vários atletas em competição, repartidos por vários escalões (traquinas, benjamins, juvenis, juniores e seniores). Desde 2007, assume a designação de SC Braga – Associação Académica da Universidade do Minho, devido à parceria com a AAUM, resultando na fusão de ambas, numa só equipa de futsal. Já marcou presença em duas finais da Taça de Portugal e numa final da Taça da Liga. Em 2016-17, conquistou o vice-campeonato nacional, e, em 2014-15 e 2017-18, alcançou o terceiro posto. Em 2017, voltou a fazer história, tornando-se 3ª equipa portuguesa a disputar UEFA Futsal Cup, tendo chegado à Ronda de Elite. A equipa é treinada por Bruno Guimarães, técnico de 40 anos.

Karaté
O SC Braga tem também apostado nas artes marciais e o karaté é a prova disso. Com diversas medalhas a nível nacional e conquistas internacionais, esta secção tem demonstrado uma evolução e maturidade significativas, num projeto desportivo cada vez mais vencedor. O SC Braga/AWIKP tem consolidado um projeto de formação e crescimento com vários atletas em vários escalões que têm demonstrado grande valor, num excelente trabalho realizado pela secção. Entre muitos outros atletas, destacam-se Hélio Hernandez, as irmãs Tânia, Léa e Emma Barros, e Patrícia Esparteiro, a atleta mais medalhada a nível nacional, contratada em 2020, proveniente do Wolfpack Karaté Team, e que conta ainda no currículo com uma medalha de bronze, na categoria de kata, nos Jogos Europeus que decorreram em Minsk. Na especialidade de “kata”, Joaquim Gonçalves acumula as funções de selecionador nacional com as de treinador do SC Braga. Outro dos nomes importantes na área técnica do karaté do SC Braga é Ilídio Barros.

Kickboxing, Boxe e Muay Thai
Esta secção foi criada em 2014 e é uma vertente de artes marciais onde se englobam as três práticas. Com vários atletas em competição, desde os iniciados aos seniores, esta secção recebe ainda vários praticantes unicamente com gosto pelas modalidades. Conta nos seus quadros com o Mestre Fernando Zenga, que como atleta foi tricampeão mundial e arrecadou vários outros troféus nas diferentes áreas que esta modalidade engloba. A secção conta com dezenas de títulos entre os campeonatos regionais, nacionais, europeus e mundiais. Em 2016, entrou Luciano Machado para treinador de Boxe, ele que foi praticante da modalidade e chegou a ser vice-campeão mundial de kickboxing. Fernando Zenga é o responsável pela modalidade de Kickboxing e Muay Thai. Luciano Machado é o responsável pelo Boxe. Paulo Carvalho é o responsável diretivo desta secção.

Natação
É uma das modalidades mais representativas do sucesso do SC Braga e também uma das mais antigas. Com 150 nadadores federados, nos vários escalões etários, a natação do SC Braga tem, ao longo dos anos, manifestado uma grande vitalidade, com atletas a sobressair e que se tornaram referências a nível nacional. Conta com vários recordes nacionais e medalhas nas seleções. José Paulo Lopes e Tamila Holub são dois dos nadadores com mais destaque na formação arsenalista, quem tem Luís Cameira como coordenador técnico da modalidade. Recentemente, a Federação Portuguesa de Natação atribuiu à natação do SC de Braga no Complexo de Piscinas da Rodovia em Braga o Selo de Qualidade Portugal a Nadar Seguro, que reconhece o cumprimento de todos requisitos e práticas de higiene e segurança definidos pela Direção Geral de Saúde para utilização de Piscinas.

Taekwondo
O Taekwondo do SC Braga é uma verdadeira escola de campeões. Com 30 atletas de competição e 70 na formação, contabiliza títulos de campeões nacionais em seniores masculinos, femininos e sub-21, para além de cerca de 30 medalhas em competições nacionais e 15 títulos individuais. Ainda recentemente, Júlio Ferreira, do SC Braga, n.º 14 do Ranking Olímpico, arrecadou a medalha de ouro na categoria – 80 kg no Campeonato Europeu de Pesos Olímpicos, ao serviço da seleção nacional, e antes, a medalha de prata na competição de -80 kg do campeonato da Europa de clubes de taekwondo, em Zagreb, juntamente com Joana Cunha (SC Braga) que venceu a de bronze. Aliás, ambos os atletas fazem parte do projeto Olímpico para Tóquio 2021. São quase 12 épocas de Taekwondo do SC Braga, com aposta da formação à Alta Competição, com atletas habituados a marcar presença em grandes competições internacionais, destacando-se ainda o facto da grande parte estudar e morar na cidade de Braga. Joaquim Peixoto, um dos expoentes máximos da modalidade em Portugal, ocupa a liderança técnica da secção de taekwondo do SC de Braga.

Voleibol
É uma das modalidades em crescimento, composta por dezenas de praticantes, numa parceria tripartida entre o SC Braga, a Escola de Lamaçães e a UMinho. Um momento que merece registo foi o facto de, em 2019, o SC Braga ter-se sagrado campeão regional em todos os escalões de formação. As iniciadas, juvenis, cadetes e juniores venceram o Campeonato Regional e provaram o excelente trabalho que é feito na formação de voleibol do clube minhoto. Diga-se, ainda, que a equipa sénior é composta maioritariamente por atletas oriundas da formação e voltará a competir no principal escalão nacional da modalidade. O treinador é João Paulo Mateus.

Deixar comentário