Notícias

Carina Meireles lança Website e pretende aumentar a literacia financeira em Portugal

Carina Meireles lançou recentemente o seu website https://www.carinameireles.pt/, um projeto que reflete o seu percurso na área financeira nos últimos 20 anos. Neste espaço, reúne o conhecimento que foi adquirindo na área da banca, como Docente Universitária e, nestes últimos anos, como consultora financeira. Em entrevista à Revista Minha, revela-nos os objetivos deste novo desafio e como pretende melhorar a literacia financeira em Portugal.

Fale-nos um pouco deste novo projeto (site)?

A ideia surgiu de uma vasta experiência na banca, onde ao longo dos mais de 20 anos fui-me apercebendo de uma grande lacuna de conhecimento por parte das pessoas sobre como a banca trabalhava e, em 2019, decidi sair e apostar neste projeto. Comecei por colocar em prática toda a minha experiência e como a área financeira, sempre uma das minhas paixões profissionais, através das minhas publicações nas redes sociais (Instagram, Facebook, Linkedin), estando agora uma parte importante deste sonho a ser apresentado a todos, com o lançamento do site.

O que é que levou a Carina a entrar neste mercado?

Eu desde cedo que sempre gostei de lidar com dinheiro e tudo me fascinava, desde que o meu pai me deu o meu primeiro mealheiro. Rapidamente percebi que estar a trabalhar num banco seria o meu primeiro passo e assim foi até 2019. Sempre fui muito atenta ao que me rodeava e pude aproveitar ao máximo o contacto com pessoas e empresas, com o conhecimento teórico, prático e técnico que me permitiu seguir o meu caminho e dar corpo a este projeto.

Como caracteriza o seu trabalho nos últimos anos?

Acima de tudo muito enriquecedor, desafiante e feliz, porque. para além deste projeto. ainda sou docente do Ensino Superior há mais de 10 anos, onde tenho o privilégio de partilhar conhecimento, aprender sempre cada vez mais, sendo das coisas que mais gosto de fazer, estar com pessoas, ensinar e apreender mais e mais, para poder ajudar de forma direta quem me procura.

Quem são os seus clientes?

Todas as pessoas que gostem de saber mais sobre como gerir mais e melhor a sua vida financeira e como podem poupar dinheiro. Também as empresas para que tomem as melhores e mais acertadas decisões com a Banca aprendendo a reduzir custos, criando um impacto direto e significativo no desenvolvimento dos seus negócios.

Que importância pode ter um consultor financeiro na vida das pessoas e das empresas?

Pode, sem dúvida, fazer a diferença, em ajudar a dar as ferramentas necessárias para que sejam tomadas as decisões mais acertadas, porque a consultoria é muito direcionada para o cliente onde pode ficar com conhecimentos mais profundos de como gerir a sua vida financeira 360 o e passam a ter uma gestão mais eficiente e eficaz do dinheiro de cada membro da família, para que nada falte e consigam traçar estratégias de poupança, passando a saber como poupar, de forma sustentada e equilibrada no tempo e, de acordo, com a sua saúde financeira com resultados a curto prazo. No caso das empresas vai ajudá-las a reduzir custos e a poupar dinheiro, criando um impacto significativo na sua gestão financeira.

Onde estão, normalmente, os problemas das famílias em dificuldades e como corrigi-los?

Eu diria que ainda existe uma grande falta de literacia financeira em Portugal e esta pandemia veio de certa forma preocupar ainda mais as famílias e empresas que se viram numa situação difícil de gerir e controlar. Os problemas passam muito pela má gestão das despesas, pelos gastos desnecessários, pela falta de controlo e planeamento financeiro, porque nem todos fazem orçamentos mensais, pelas dívidas excessivas, entre outros.

Existem lacunas na educação financeira dos portugueses?

Segundo dados publicados num inquérito recente elaborado pela Blacktower Financial Management, esta instabilidade veio traduzir que “80% dos cidadãos afirmam que estão mais preocupados com o estado das suas finanças do que antes da Covid-19”. Esta preocupação é fruto de todas as consequências desta pandemia, que veio mudar muita coisa na vida das pessoas. Sem dúvida que é imperativo melhorar a educação financeira dos portugueses, nomeadamente no que toca aos bancos, através de conhecimento numa linguagem muito clara e simples, de como podem poupar nesta variável, que representam uma fatia representativa de custos, no orçamento dos particulares e empresas.

Qual o melhor conselho financeiro que daria aos nossos leitores?

Em primeiro lugar que, ao saberem controlar bem as finanças pessoais, a vida torna-se mais fácil de gerir e, desta forma, conseguem perceber bem, com o que contam e o que podem fazer para ter um futuro mais próspero financeiramente, com um controlo muito eficiente e eficaz dos gastos. As empresas devem ter um planeamento bem identificado no tempo, com prioridades muito bem definidas, estratégias muito orientadas para cada tipo de negócio, para que consigam prosperar no tempo.

Deixar comentário