Trilhos

Sugestões de maio

 

Esta rúbrica pretende dar-lhe a conhecer a rede de percursos pedestres de Braga e Viana do Castelo. Aproveite para fazer caminhadas no seio da Natureza, por lugares que fazem parte de um vasto e rico Património. Através destas duas redes promovidas pelos municípios de Braga e Viana do Castelo, parta à descoberta, partilhe a paixão pela Natureza e pratique exercício físico. Todos os meses, iremos publicar dois trilhos diferentes. Acredite que irá conhecer locais fascinantes!

 

Trilho da Encosta do Sol (Braga)

Nas imediações da Universidade do Minho e do Hospital de Braga, o monte de Vasconcelos e o monte de Pedroso delimitam a zona urbana do concelho e são espaços onde a tranquilidade da floresta contrasta com a azáfama citadina. É o sentir desse contraste o principal convite deste percurso. O nome deve-o à “Encosta do Sol”, encosta onde se desenrolará o percurso e cujo nome evoca o facto de o sol nascer sensivelmente por trás destes montes. A “dois passos” da zona urbana do concelho, o “Trilho da Encosta do Sol” não deixa de revelar um conjunto de recantos pouco conhecidos. A Igreja Velha de Gualtar, com os seus elementos românicos e as Sete Fontes são os pontos de maior interesse patrimonial ao longo deste percurso. Além da aprazível envolvência natural, o monte de Pedroso e o monte de Vasconcelos foram locais de antigos castros que tiravam partido das suas amplas panorâmicas para controlar o território. A isto juntam-se várias ruas, caminhos e carreiros, frequentemente pelo meio da floresta, onde não são raros os avistamentos de aves de rapina, ou em espaços mais tradicionais da freguesia de Gualtar. No total perfazem um percurso com 8,6km, sem um significativo grau de dificuldade, que permitem uma retemperadora escapadinha do mundo citadino.

 

DADOS TÉCNICOS

Distância
– 8,6 km

Tempo
– 3h20m

Dificuldade
– Fácil

Pontos de Interesse
– Sete Fontes
– Igreja velha de Gualtar
– Sete Fontes
– Monte de Pedroso
– Monte de Vasconcelos
– Largo arborizado de Breias
– Miradouro

 

 

 

 

Trilho dos Pastores (Viana do Castelo)

Este percurso é circular e inicia-se no centro da Montaria, junto à Porta do Sítio da Serra d’Arga, seguindo em direção à Igreja Paroquial e Calvário da Montaria. De seguida, podemos ver os Moinhos da Costa, um dos símbolos que caracterizam a paisagem da Montaria, com caminhos e levadas de água que conferem à paisagem uma visão muito pitoresca. Ainda hoje se encontram em funcionamento. Seguimos por um trilho de pastores e cerca de 1 km à frente intercetamos o caminho dos militares que nos levará à Capela e Quartéis de Santa Justa, já no concelho de Ponte de Lima. Este local destaca-se pela imponência das suas muralhas, pela dimensão dos seus quartéis e pela singeleza da sua capela. O nosso percurso segue em direção ao Lugar do Cerquido, da freguesia de Estorãos, onde apanhamos uma calçada que nos levará até ao planalto da Senhora do Minho, onde para além de podermos visitar a gruta onde se pode ver uma imagem em pedra de Nossa Senhora vestindo um traje minhoto, podemos também observar toda a paisagem envolvente: os concelhos de Paredes de Coura, Ponte de Lima e Viana do Castelo, o vale do rio Lima e, ao fundo, o majestoso oceano Atlântico. De seguida, iniciamos a descida até à Montaria passando pela Porta da Vila, uma curiosa formação granítica que ficou assim denominada por ser similar a uma porta, e por uma antiga casa de montanha situada no meio da serra.


DADOS TÉCNICOS

Distância
– 14,8 km

Tempo
– 5h00m

Dificuldade
– Difícil

Pontos de Interesse
– Porta do Sítio da Serra D’Arga
– Igreja Paroquial e Calvário da Montaria
– Moinhos da Costa
– Capela e Quartéis de Santa Justa
– Senhora do Minho
– Porta da Vila

Deixar comentário