Poupanças

APRENDA A ECONOMIZAR DINHEIRO E A VIVER MELHOR

Para conseguirmos economizar dinheiro, é importante perceber bem onde o gastamos. Para isso devemos sempre e mensalmente ter a nossa organização feita quanto aos gastos com despesas variáveis, fixas, pontuais e outras despesas que possam surgir que sejam possíveis de prever. Saber gerir o seu dinheiro e definir estratégias de como economizar, é tão importante como o valor que ganha. Podemos até ganhar um ordenado confortável, mas se gastarmos tudo, no futuro é difícil pensar em objetivos. Os objetivos devem ser traçados já a pensar no presente e no futuro, de forma a ser possível alcançar a tão desejada liberdade financeira, e consequente melhoria da qualidade de vida. Para isso, aqui ficam 5 dicas para economizar dinheiro e viver melhor:

1. Saiba exatamente onde gasta o dinheiro

É muito fácil gastar o nosso dinheiro, difícil é olhar para ele e analisar em detalhe onde o gasta e porquê. Só desta forma poderá organizar-se e perceber por onde começar a economizar e criar objetivos financeiros a curto, médio e longo prazo.

2. Despesas com a sua conta à ordem

Paga despesas com a sua conta à ordem? Então está na altura de procurar no mercado uma alternativa mais barata ou mesmo sem custos. Por exemplo, os bancos online permitem ter uma conta com todas as normais vantagens do mercado, a custo zero.
Olhe bem para o que paga e veja como pode poupar!

3. Analise os gastos da água, luz e gás

Costuma dar as contagens mensalmente? Então se não o faz está na altura de começar a pensar em definir um dia por mês para o fazer, porque desta forma vai estar a pagar exatamente o que está a gastar e evitar que existam as atualizações na fatura.
Repense as suas atitudes nos gastos com a energia, gás e água, como por exemplo, desligue os aparelhos em modo de espera (stand-by); opte sempre por lâmpadas economizadoras (LED), podem ser um pouco mais caras mas vale a pena, no caso do gás, tente sempre cozinhar com as tampas nos tachos ou opte pela panela de pressão, procure utilizar as máquinas de lavar apenas quando estão cheias, porque gasta a mesma água, etc.

4. Planeamento mensal

Faça um planeamento mensal de como está a sua vida financeira e analise se cometeu algum deslize e gastou mais dinheiro. Tente perceber o porquê e em que foi, caso tenha acontecido e aponte como uma nota de que no próximo mês não pode acontecer. É importante esta organização e acompanhamento para que as coisas resultem.

5. Compras por impulso

Evite as compras por impulso mesmo quando faz as suas compras de supermercado, por exemplo, porque vai estar a gastar mais dinheiro e muitas das vezes não precisa de fazer essa compra, podendo ser considerada como supérflua.
E já sabe que quanto mais cedo começar, mais rapidamente consegue cumprir os seus objetivos. Bons hábitos criam bons resultados, e no caso das finanças não foge à regra.

Deixar comentário