Sem Treta

MOMENTOS MUSICAIS MARCAM SANTO ANTÓNIO «POSSÍVEL» EM FAMALICÃO

O Santo António de Famalicão, de 4 a 13 de junho, vai ser marcado por momentos musicais.

Miguel Araújo atua no dia 4 de junho e Zé Amaro no dia 11. Depois de um ano de paragem motivado pela pandemia da Covid-19, a grande romaria de Famalicão está de regresso para dez dias de festa.

O Parque da Devesa vai rever mais de uma dezena de concertos, numa área limitada e com regras da Direção-Geral da Saúde.
O palco do “Anima-te” localiza-se junto ao lago e tem a capacidade de receber 882 pessoas.

Os espetáculos são todos gratuitos mas é necessário o levantamento do bilhete no local do evento. Isso tem de ser feito durante as duas horas que antecedem a iniciativa. Cada pessoa tem direito até seis bilhetes.

A organização considera que é um planeamento das festas do concelho em versão reduzida, que ainda pode vir a ser alterada em função da evolução da pandemia.
No dia 5 de junho, Cotovia Arisca e a Banda Myllenium sobem ao palco do “Anima-te”, e os Pedra D’Agua e a Banda de Música de Riba D’Ave, no dia 6.

No dia 10 de junho o folclore famalicense e a Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense apresentam os seus espetáculos. Maria do Sameiro e a Banda Fammashow esperam animar centenas de pessoas, no dia 12.

O Santo António de Famalicão termina no dia 13 com Folc D’Ave e a Banda de Música de Famalicão. Nesse mesmo dia, celebra-se a missa em honra de Santo António, às 17h00.

A celebração religiosa vai ser transmitida em direto no facebook do município de Vila Nova de Famalicão da pe- quena capela de Santo António, na Rua Alves Roçadas. Por volta das 21h30 vai realizar-se a habitual sessão de fogo de artifício, no Parque da Devesa.

Para não deixar passar em branco o desfile das Marchas Antoninas, o Parque da Devesa irá expor alguns dos arcos que assinalaram as últimas edições
A Praça 9 de Abril terá as Cascatas a Santo António e, no Museu Bernardino Machado e nas ruas e praças da cidade, vai estar exposta a “Festas Antoninas. Entre o Sagrado e o Profano”.

Durante os dez dias vai decorrer o concurso de quadras “Santo António e a Mobilidade nas Festas Antoninas”. De salientar que no parque de estacionamento provisório, junto ao recinto do Anima-te, vai ser instalada uma zona de alimentação. De forma a assegurar todas as condições de segurança, o espaço vai funcionar ao postigo e terá lotação limitada.

Ao contrário do que estava inicialmente previsto, a hipótese adiantada de criação de uma zona de divertimentos em Ribeirão não se vai concretizar devido ao baixo número de requerimentos apresentados para o efeito por parte dos empresários do setor junto da Câmara Municipal.

O programa das Antoninas está sujeito à evolução da situação epidemiológica no concelho e às orientações impostas pela Direção-Geral da Saúde.

 

Uma romaria em honra do santo casamenteiro

Vila Nova de Famalicão junta todos os anos milhares de pessoas naquela que é considerada das maiores e mais animadas romarias do país.
As ruas cheiram a manjerico e a sardinha assada. Durante toda a noite a cidade anima-se ao som de muita música. As marchas populares são um dos pontos altos das festas. Todos os anos um grandioso desfile alegórico atravessa o centro da cidade até ao estádio Municipal, espalhando cor, alegria e vivacidade pelas ruas, numa animada e saudável disputa entre as diversas associações do concelho.

Em Vila Nova de Famalicão as Antoninas são também das crianças, que são as protagonistas das Marchas Infantis.
O que não pode faltar em Famalicão são as rusgas populares, as fogueiras e as cascatas de Santo António. As cerimónias religiosas são seguidas por milhares de pessoas. O destaque vai para a distribuição do Pão de Santo António. As festas terminam sempre com muita cor com fogos de artifício pelos céus de Famalicão.

Deixar comentário