Sem Treta

Praias são procuradas pela beleza

E não só..

Esposende é um destino balnear de excelência e as suas praias são um verdadeiro exlibris de todo concelho. Estendem-se ao longo dos seus 18 km de costa atlântica, desde a foz do rio Neiva, a norte, passando pelo belo estuário do Cávado até à Vila de Apúlia.

Inseridas no Parque Natural do Litoral Norte, as praias, em conjunto com os estuários dos rios Cávado e Neiva são destinos, por excelência, para quem pretende descansar, mas também passar bons momentos em família, diversão, práticas de desportos náuticos e apreciar a natureza. Distinguem-se pela beleza natural e relaxante, atraindo, como é natural, pessoas de vários destinos. Mas é também devido às excelentes condições que apresentam que também são frequentadas. Muitas delas possuem Bandeira Azul e águas Qualidade Ouro, ricas em iodo, vigiadas, com excelentes acessos e proporcionam ainda boas comodidades (duches, aluguer de barracas e biblioteca) e apoios (casa de banho, bares, etc).

Confira a lista:

Praia da Apúlia

Praia arenosa extensa, onde surgem alguns afloramentos rochosos a norte. Termina no molhe a Sul. Passadiços em madeira permitem acesso mais fácil ao areal. Moinhos de Vento transformados em habitação a coroar uma antiga duna. De fácil acesso, conta com estacionamento próximo e gratuito. Passadiços em madeira à zona concessionada. Acesso a partir da Ecovia do Litoral Norte. Tem Bandeira Azul, Qualidade Ouro e voltou a conquistar o prémio Cinco Estrelas Regiões.

Praia de Ofir

A sul da foz do Rio Cávado, integrado no Parque Natural do Litoral Norte, a Praia de Ofir está rodeada por pinhais e uma vegetação dunar atravessada por passadiços e uma calçada que dá acesso ao extenso areal. Uma curiosidade natural são os rochedos que na maré baixa emergem no mar e que pelo seu formato são popularmente designados por “cavalos de Fão”. Com acesso fácil, tem estacionamento próximo e gratuito e passadiços em madeira à zona concessionada. Tem Bandeira Azul , Qualidade Ouro e carimbo “Zero Poluição”.

Praia da Ramalha

Praia arenosa com um areal bastante amplo, com um sistema dunar consolidado a norte e uma duna em formação a sul. De fácil acesso e com estacionamento, inclusive para bicicletas, a partir da Ecovia do Litoral Norte. É praia Qualidade Ouro.

Praia de Belinho

Praia muito extensa, inserida num complexo sistema de dunas, com seixos e curto areal com fundo rochoso a formar muitas vezes piscinas naturais. Apresenta-se com muitos seixos rolados, devido à erosão marinha, tende, por isso a ser um excelente lugar para levar a família. Os acessos são bons, a partir da EN13 e Av. da Praia. Estrada em terra batida.

Praia de Cepães

Praia inserida em meio urbano, com areal encaixada entre dunas. Fácil acesso com estradas e passadiços. Com seixos, devido à erosão marinha, tende a ser um excelente lugar para levar a família e fazer atividades/jogos de lazer. Conta com estacionamento, inclusive para bicicletas e acesso para cadeiras de rodas. No verão, o acesso a partir de Esposende pode ser feito num pequeno comboio que transporta os veraneantes. Praia com Bandeira Azul e Qualidade Ouro.

Praia de Suave Mar

Esta praia, extensa em areal, encontra-se banhada em parte pela foz do rio Cávado a sul. Integrada dentro do Parque Natural do Litoral Norte é muito rica no contexto paisagístico e natural, com as dunas primitivas e a vegetação típica destes habitats. Muito frequentada por desportistas e famílias. Com boas entradas e estacionamento, inclusive para bicicletas, apresenta ainda acesso para cadeiras de rodas. No verão, o acesso a partir de Esposende pode ser feito num pequeno comboio que transporta os veraneantes. Tem Bandeira Azul , Qualidade Ouro e carimbo “Zero Poluição”.

Praia do Norte ou da Foz do Neiva

Acesso fácil, a partir da EN13 e Av. da Foz do Neiva. A qualidade de água é excelente e é procurada também para a prática da pesca desportiva.

Praia de Rio de Moinhos

Praia com um areal curto encaixada entre dunas. De fácil acesso a partir da EN13 e por Cepães-Marinhas. Apresenta-se algo rochosa com algum cascalho e seixos rolados, devido à erosão marinha. Acesso a partir da Ecovia do Litoral Norte. Qualidade Ouro.

Praia de S. Bartolomeu do Mar

Praia extensa, inserida num complexo sistema de dunas, com seixos e curto areal. Fácil acesso a partir da EN13. Apresenta-se rochosa com muitos seixos rolados, devido à erosão marinha, tende, por isso a ser um excelente lugar para levar a família e fazer atividades/jogos de lazer.

Deixar comentário