Sem Treta

Sonhos a Galope

Criado há 15 anos por dois irmãos, Bruno e João Barros, o Clube Hípico do Norte (CHN) nasceu de um sonho.
Dois miúdos, um cavalo e um pedaço de terra. Nada de relva, nem material. E boxes inexistentes. Faltava tudo, menos a vontade de dar vida a um desejo de irmãos.
Hoje, conta com duas instituições no Norte — uma em Barcelos e outra em Esposende, município onde a prática do hipismo se tem destacado cada vez mais, através da vertente desportiva mas também lúdica.
Promover a cultura desportiva e cuidar e reabilitar pessoas a partir da prática do hipismo, são os principais objetivos desta coletividade e, também, do Município de Esposende. Mais do que dar continuidade aos significativos resulta- dos desportivos no concelho, no âmbito do rendimento, o importante é conseguir abarcar toda a população e garantir que a equitação melhore a qualidade de muitas vidas… principalmente a das crianças.
Fomos então até ao CHN, em Gandra – Esposende que é aclamado, pelos esposendenses, como um “refugio à pressão dos centros urbanos”. E não é que têm razão? Não há como negar a tranquilidade que aquele lugar transmite. Ficamos encantados!
Fomos recebidos por um dos fundadores deste Clube, Bruno Barros, que nos contou um pouco mais sobre as iniciativas da instituição e os objetivos que pretende al- cançar com elas.
Um dos projetos que nos foi apresentado foi o “Concurso de Saltos Internacionais”, que surgiu em 2019, durante três dias consecutivos e que se realizou em parceria com a Federação Equestre Portuguesa e a Câmara Municipal de Esposende.
Nesta primeira edição, o evento contou com 150 cavaleiros, cerca de 600 profissionais de equitação e também recebeu alguns visitantes que foram contemplados com concertos ao vivo, passeios de barco no Rio Cávado, provas equestres noturnas, festas temáticas e batismos a cavalo. Graças ao sucesso do concurso neste primeiro ano, a Federação Equestre Portuguesa considerou o evento hípico como um dos melhores dos últimos anos realizados em Portugal e selecionou esta iniciativa como etapa de qualificação para o Campeonato da Europa da Juventude de 2020.

Este ano, pelo terceiro consecutivo, o evento volta a realizar-se entre o dia 10 e 12 de setembro, no Clube Hípico do Norte.

“Conhecer e Cuidar do Cavalo”

Outro dos programas que nos suscitou maior interesse foi o “Conhecer e Cuidar do Cavalo”, inicialmente direcionado para crianças dos 4 aos 7 anos, mas que teve necessidade de se alargar para outras idades face à excelente adesão, afirmou Bruno Barros. Contempla três dias, cada um deles com uma temática específica.

A primeira prende-se com questões básicas que vão desde o momento em que o cavalo sai da box até ser montado. O maneio do cavalo, as técnicas de escovagem e a preparação para a montagem são alguns dos exercícios ensinados nesta primeira sessão.

O segundo dia tem como objetivo dar a conhecer o material que deve ser utilizado com o cavalo e as funções do mesmo. Ainda há tempo para uma primeira abordagem à condução do cavalo pela mão.

No terceiro dia temos a “cereja no topo do bolo” que é fazer o tão esperado volteio, ou seja, o momento em que o aluno monta o cavalo e aprende os princípios básicos do equilíbrio e do manuseamento.

“Equitação Terapêutica”

Por último, falamos ainda do programa “Equitação Terapêutica” que, nos despertou uma enorme curiosidade pelo facto de ter como objetivo ajudar a combater várias patologias, como o défice motor, défice psicossocial e défice cognitivo.

Neste particular, destaque para o projeto conjunto entre o Clube e o município de Esposende que existe há já 13 anos e no qual todos os alunos com necessidades especiais das escolas públicas do município visitam este espaço, semanalmente, em horário escolar.

Estas visitas servem para que as crianças tenham um acompanhamento mais individualizado em função do seu padrão e das suas necessidades.


Programa para prevenir insucesso escolar

Em aliança com este projeto, o CHN vai lançar ainda um programa para a prevenção do insucesso e abandono escolar. Neste, as escolas farão a identificação dos alunos que se enquadram neste padrão através de vários critérios e o clube faz um programa de equitação desportiva, de forma a que seja algo positivo tanto a nível escolar como familiar para estas crianças.

Hoje, bem mais crescidos, os dois irmãos dão seguimento ao seu sonho, já sem o seu cavalo que inaugurou o espaço e deu as boas vindas a todos que lá estão agora. O objetivo e a vontade inicial mantêm-se e tudo farão para que Esposende continue a ser cada vez mais notado como um destino equestre turístico e desportivo!

Deixar comentário