Sem Treta

Um guia sobre a avifauna de Esposende

“Avifauna do Concelho de Esposende – Rede de Observatórios da Natureza” é o nome da publicação que a Câmara Municipal de Esposende editou recentemente, no âmbito da estratégia turística de promoção e valorização do território. Esta edição constitui-se como uma amostra das mais de 200 espécies de avifauna já identificadas no território concelhio, em particular no Parque Natural do Litoral Norte e com especial destaque para os estuários do Cávado e Neiva.

Os textos e as fotografias que ilustram as aves são da autoria de Jorge Araújo da Silva, esposendense que vem prestando um grande contributo para o conhecimento do património natural local, juntando estas às muitas es- pécies marinhas apresentadas no portal OMARE – Observatório Marinho de Esposende, compondo, assim, um grande repositório sobre a biodiversidade do Parque Natural, seja em terra, no mar e no ar.
As aves estão elencadas por habitats ou biótopos com que estão proximamente relacionadas, mas sem serem necessariamente exclusivas desse tipo de meio e que aqui se encontram por haver boas condições de alimentação, refúgio e nidificação. A importância da presença das aves num território é sobejamente conhecida pelo contributo para o equilíbrio dos seus ecossistemas e também enquanto instrumento de grande utilidade na educação e sensibilização para a proteção e conservação de outros valores ambientais.

O concelho de Esposende encerra condições muito privilegiadas para a prática da observação de aves selvagens. Nesta brochura foram selecionadas pelo seu valor ecológico, abundância, singularidade, simbolismo ou até pelos atributos estéticos. Recentemente, a Câmara Municipal instalou mais dois equipamentos de observação, concretamente em Esposende e em Antas, nos estuários do Cávado e Neiva, além de ter procedido à beneficiação de outros, com melhorias estruturais e estéticas, com a colocação de painéis informativos e a sua integração dentro das redes de infraestruturas de Visitação da Natureza do Município. Nesta publicação figura também a localização dos habitats melhor preservados ou representados e, ainda, os equipamentos ou circuitos de visitação que guiam até esses hotspots, que constituem os elementos da Rede de Observatórios da Natureza, onde se integram também os Miradouros mais elevados, na Arriba Fóssil e vale do Cávado, assim como os trilhos da Rede de Percursos Pedestres, sendo que estes contribuem para um maior conhecimento de todos estes locais de interesse.

O guia está disponível em edição impressa, mas também em versão digital, no portal de turismo, em https:// www.visitesposende.com.

Deixar comentário