Trilhos

Sugestões de agosto

Esta rúbrica pretende dar-lhe a conhecer a rede de percursos pedestres de Braga e Viana do Castelo. Aproveite para fazer caminhadas no seio da Natureza, por lugares que fazem parte de um vasto e rico Património. Através destas duas redes promovidas pelos municípios de Braga e Viana do Castelo, parta à descoberta, partilhe a paixão pela Natureza e pratique exercício físico. Todos os meses, publicamos dois trilhos diferentes. Acredite que irá conhecer locais fascinantes!

 

Trilho dos Dois Montes (Braga)

Entre o Complexo Desportivo da Rodovia e a envolvente ao Santuário do Bom Jesus, por peculiares caminhos que “fogem” à estrada principal e que atravessam alguns dos locais mais tradicionais de Nogueiró e Tenões, o “Trilho dos Dois Montes” proporciona uma experiência de descoberta duma envolvente pejada de emotividade, pelos subtis pormenores que se revelam exuberantes quando descobertos. Passando no Monte da Sr.ª da Consolação, local de um antigo castro e magnífica panorâmica, o percurso ascende também ao Monte do Bom Jesus, onde à imponência arquitetónica se junta o verde exuberante da sua envolvente e acerca do qual vale a pena recordar Camilo Castelo Branco, que escreveu “Quando lá ia, voltava sempre melhor. Nunca me aconteceu outro tanto ao dobrar a última página de livro de moral. Enquanto eu soube ler nas folhinhas das árvores, ia lá: agora que o gear da desgraça e do trigésimo oitavo Inverno […] me vai oxidando a alma, que iria fazer eu lá? Já não sei ler aqueles poemas, aqueles sublimes evangelhos, que o Senhor mandou escrever ao seu máximo apóstolo: a natureza”.

Dados técnicos

Distância 6,8 km

Tempo 2h45m

Dificuldade Algo difícil

Pontos de Interesse

– Complexo Desportivo da Rodovia

– Moinho

– Escadório Bom Jesus do Monte

– Elevador do Bom Jesus

– Santuário do Bom Jesus do Monte

– Monte da Senhora da Consolação

 

Trilho do Pincho (Viana do Castelo)

Este percurso circular inicia-se no centro da Montaria, junto à Porta do Sítio da Serra d’Arga, onde se pode encontrar informação mais detalhada sobre a rede municipal de percursos pedestres e toda a oferta turística da região. Este trilho segue um percurso comum ao caminho dos romeiros em direção a S. João d’Arga. Encontramos de seguida o antigo Viveiro Florestal, com parques de merendas junto ao rio Âncora. Este rio nasce em plena Serra d’Arga e proporciona paisagens naturais únicas, com quedas de água, lagoas e uma vasta biodiversidade de fauna e flora, tornando-o um local de rara beleza. Segue-se pelas margens do rio em direção a Espantar, onde se encontram os antigos Moinhos de Água, alguns dos quais recuperados. Seguimos depois por um caminho entre campos de cultivo até encontrarmos o desvio para a famosa Cascata do Pincho, considerada um local idílico para quem procura paz e tranquilidade, com um cheirinho a aventura. Continuamos por caminhos rurais, ladeados de campos de cultivo e algumas matas, até entrarmos novamente no núcleo habitacional da Montaria. Seguimos até aos Moinhos da Costa, onde veremos um pouco mais à frente a Igreja Paroquial e Calvário da Montaria. Finalizamos o percurso com o regresso ao centro da Montaria.

Dados técnicos

Distância 9,7 km

Tempo 4h

Dificuldade Fácil


Pontos de Interesse

– Porta do Sítio da Serra d’Arga

– Antigo Viveiro Florestal

– Cascata do Pincho

– Moinhos da Costa

– Igreja Paroquial e Calvário da Montaria

Deixar comentário