Desporto do mês

Canoagem… Um desporto intemporal

A canoagem é um desporto náutico onde a embarcação utilizada pode ser uma canoa ou então um caiaque. Esta modalidade é bastante praticada nos países europeus com muita costa marítima. Numa corrida de canoagem podemos ter adversários singulares ou então equipas, dependendo da modalidade de canoagem praticada. O principal objetivo é chegar à meta antes dos oponentes utilizando apenas a canoa e os remos. Considerada uma modalidade olímpica desde 1936, este desporto divide-se em várias categorias designadas por letras e números. As letras podem ser “C” ou “K”, a primeira refere-se à categoria onde é utilizada a canoa e a segun- da para o caiaque. Já os números representam a quantidade de pessoas que integram a equipa. Por exemplo, na categoria C-2 utiliza-se uma canoa e as equipas são formadas por dois elementos. Já a K-6 significa que na corrida de canoagem as equipas têm seis elementos e são utilizadas canoas.

Em Portugal o desporto é representado pela Federação Portuguesa de Canoagem. Fundada a 10 de março de 1979, atualmente, conta com mais de 2500 atletas em atividade. Existem diversas Equipas Nacionais de Canoagem em Portugal, estas são divididas pelas seguintes especialidades: Velocidade, Slalom, Maratona, Kayak Polo, Canoagem de Mar e Kayaksurf.

É importante destacar que, para além do apoia à canoagem de alta competição, a federação incentiva a prática deste desporto por puro lazer.

Principais regras gerais da canoagem

– É proibido o arranque antes da partida. Se o concorrente fizer duas vezes o mesmo erro é desqualificado;
– Durante a competição, as canoas dos diferentes adversários são separadas por raias e assim que começa a corrida os concorrentes não podem transgredir as mesmas. Caso isso aconteça podem ser desqualificados;
– É completamente proibida a utilização de qualquer objeto à exceção dos remos;
– A distância mínima de 5 metros entre a canoa ou o caia- que é obrigatória para prevenir uma eventual colisão.

Deixar comentário