Editorial

O ir ou não ir votar

As últimas eleições autárquicas ditaram uma taxa de abstenção, uma vez mais elevada, 46,35 por cento. Só em 2013 é que se atingiu um valor mais alto, quando 47,40 por cento dos eleitores não se deslocaram às urnas. Uma realidade cada vez mais preocupante na nossa sociedade, que tem a felicidade de viver num regime democrático. É imprescindível que todos nós tenhamos noção da importância do voto eleitoral. O voto é a voz do povo. É manifestarmos a nossa opinião. Daquilo que queremos e defendemos. É estarmos atentos e interessados. É um dever cívico e um direito pelo qual muitos portugueses lutaram e morreram no passado. E é, talvez, um dos momentos mais nobres que temos enquanto cidadãos. Não votar, hipotecamos, em parte, os nossos direitos e deixamos que os outros decidam em nosso nome. Em tempos dificeis, devido à pandemia, era, porventura uma excelente oportunidade para dizermos sim… Infelizmente, não o “fizemos”! A democracia e a liberdade precisam de uma mudança deste paradigma. Necessitam do nosso empenho e da nossa comparência. Por uma sociedade mais justa e moderna, rumo a um futuro produtivo, desenvolvido e com a qualidade de vida que todos queremos e merecemos.

E qualidade é o que não falta nos conteúdos desta edição. O logotipo surge a rosa, uma forma simbólica de nos associarmos ao movimento “Outubro Rosa”, mês da Prevenção do Cancro da Mama. Uma causa de todos à qual a revista Minha não pode(ria) ficar indiferente. Não deixe de ler a entrevista principal a Carlos Matos, novo presidente do ABC/UMinho que tem como desejo voltar a colocar o histórico emblema do andebol nacional na senda dos êxitos. E imperdível é também a reportagem sobre Carolina Costa e Afonso Ferreira, dois jovens talentos na Dança e que têm vindo a alcançar inúmeros prémios a nível nacional e internacional.

Conheça também o trabalho que é desenvolvido no Planetário – Casa da Ciência de Braga, um dos espaços culturais e de divulgação cientifica mais procurados no concelho.

Nesta edição, pode ainda espreitar a reportagem que fizemos na academia de teatro Tin.Bra. Fique a par de toda a sua atividade e dos espetáculos em agenda para este ano.

As vindimas, uma tradição na região Minho, são também um tema em destaque neste número. Fomos até à Quinta das Pereirinhas, em Monção, e vivemos um momento de festa em que se conjugou o trabalho com o convívio.

Como vê, nesta edição há muitos motivos de interesse e só desejamos que os aprecie na nossa companhia!

Boas leituras…

Diretor de Informação

Vasco Alves

Deixar comentário