Finanças

Quando o assunto é poupar, muitos são os portugueses que não o fazem com um objetivo

Nos dias de hoje, são ainda muitos os portugueses que não têm objetivos definidos de poupança.
Em 2019, a taxa de poupança estava baixa em cerca de 6,8% tendo chegado aos 12% em 2020, onde o crescimento se deveu muito a esta pandemia. O confinamento, fez com que os portugueses pudessem deixar de gastar em algumas variáveis como combustível, almoços fora de casa, etc, tendo também condicionado certos gastos, o que permitiu também ajudar a que a taxa de poupança crescesse. No entanto, segundo o BP, prevê-se que cheguemos novamente a níveis baixos de pou- pança pré-pandemia até 2023, o que não deixa de ser preocupante.
Os portugueses que poupam acabam por fazer, mas sem a criação de objetivos específicos, conforme refere o estudo “As Pensões e os Hábitos de Poupança em Portugal”.
Este estudo reforçou ainda que, grande parte dos mais jovens não pensa na reforma, acabando por não dar destaque na poupança para esta finalidade.
É fundamental quando falamos de poupar termos associados conceitos tão importantes como: planeamento, organização, criação de objetivos no tempo, acompanhamento, etc.
Estes conceitos encaixam perfeitamente uns nos outros e todos eles em conjunto são uma peça fundamental para ajudar na melhoria da saúde financeira, no alcance da tão desejada liberdade financeira.
A criação de objetivos associados à poupança, podem e devem ser feitos, para que se consiga ter uma meta de concretização, para ajudar na motivação, para conseguir atingir esse mesmo objetivo e definir estratégias bem organizadas no tempo, sobre o valor necessário, por quanto tempo, etc.
Para que sejam passiveis de serem alcançados, devem ser bem acompanhados como se fossem algo muito importante a concretizar, porque só assim é que conseguimos saber onde estamos, o que devemos fazer e como lá chegar.
A partilha destes conceitos, estratégias, organização e planeamento devem ser abordados em família, sem vergonha, sem medo, para que consiga em conjunto, ter motivação extra, e com confiança chegar lá e perceber bem o caminho que é necessário fazer, para que a concretização seja em família, o que com a partilha de ideias é sempre mais fácil.

O que custa é começar e se queremos mesmo poupar, a mudança de hábitos e mentalidades é das primeiras coisas a fazer, para que a criação e concretização de objetivos possa ser possível.
O caminho pode demorar, mas quando lá chegar, vai ver que valeu a pena.

 

E já sabe, acompanhe tudo também através das redes sociais:
Instagram: http://www.instagram.com/carina.meireles.consultora/ Facebook: https://www.facebook.com/carinameirelesconsultorafinanceira/ Linkedin: https://www.linkedin.com/company/cm-consultoria-financeira Site: https://www.carinameireles.pt
Blog: https://www.millaefamilia.pt

Deixar comentário