Brincar

PHOTOSYNTHESIS

FAZ AS TUAS PLANTAS CRESCER!

A principal fonte de energia no planeta Terra é o Sol. Fornece-nos energia para quase tudo, mas sem a luz do sol também não haveria plantas, e nós sem elas não existíamos. Photosinthesys é um jogo de tabuleiro de design moderno, que utiliza o tema da fotossíntese das plantas como tema. O jogo destaca-se pelas suas cores vibrantes e miniaturas de árvores em cartão.

Qual é o objetivo?

O objetivo dos jogadores é competir pelo solo da floresta, mas principalmente pela exposição à radiação solar. Quem conseguir obter mais radiação solar poderá fazer crescer as suas árvores, o que lhe implica produzir mais sombra também, interferindo com o jogo e planos dos adversários. Em Photosynthesis o Sol vai mudando de lado, turno a turno, o que cria uma variabilidade previsível sobre as zonas onde mais irá incidir e sobre as sombras geradas pelas árvores em crescimento e competição dos vários jogadores. Cada jogador tem como objetivo gerir a sua espécie de árvore, obtendo o máximo de pontos de radiação possível em cada turno, que pode converter em novas sementeiras de árvores, no crescimento das árvores existentes ou converter as suas árvores adultas em ponto de vitória. No fim ganha quem tiver mais pontos de vitória.

Tática e planeamento são os fatores-chave

Trata-se de um jogo com uma componente educativa onde o fator sorte é mitigado, dependendo o sucesso das competências táticas e de planeamento dos jogadores em competição pelos melhores espaços, favorecendo aqueles que melhor saibam aproveitar as oportunidades táticas e gerir os recursos do jogo, neste caso a radiação solar. Para além de contribuir para ensinar os princípios básicos biológicos do processo de fotossíntese, o jogo permite desenvolver noções de projeção e localização espacial.

Deixar comentário