Mundo Pet

Saiba como manter o peso saudável do seu cão

Um peso saudável para o seu cão significa melhor qualidade de vida e menor risco de estados de saúde graves associados à obesidade. Aqui estão algumas maneiras de ter a certeza de que está a ajudá-lo a ficar bem e em forma.

Qual o peso mais saudável para o seu cão?

A melhor forma de descobrir o peso mais saudável para o seu cão é ir ao médico veterinário. Este poderá dizer-lhe qual é o peso mais adequado para o seu cão de acordo com raça, sexo, idade e vários outros aspetos. É importante referir que existem várias raças que são mais propensas do que outras a ganhar peso, incluindo Beagles, Pugs, Labrador Retrievers, Cocker Spaniels, Scottish Terriers e São Bernardos. As cadelas também são mais propensas a ganhar peso, e se o seu cão foi esterilizado é ainda mais propenso (a frequência de obesidade em cães e cadelas esterilizados pode ser duas vezes maior do que em cães não esterilizados).

Alimentar o seu cão de modo a manter o peso

Se o seu cão tiver ganho ou perdido peso recentemente e estiver agora com o porte recomendado, tem duas opções para a sua alimentação de ora avante: pode manter a alimentação durante o processo de perda ou ganho de peso, aumentando ou diminuindo as quantidades necessárias para manter o peso, ou pode escolher um alimento com maior densidade energética e manter a mesma quantidade. Mas, mais uma vez, o ideal é consultar um veterinário para garantir que as quantidades são corretamente ajustadas. A densidade energética e o valor calórico dos alimentos são fatores importantes a ter em conta. Os alimentos devem ter também um alto teor de proteína para sustentar a massa muscular e um teor moderado de gordura para ajudar a evitar o aumento de peso. Alguns alimentos contêm inclusivamente uma mistura única de fibra que ajuda o seu cão a sentir-se mais saciado, sem comer doses maiores.

Manter comportamentos adequados na hora de alimentar o seu cão

Deve manter, com rigor, boas práticas alimentares com o seu cão de modo que haja maior probabilidade de manter um peso saudável. Alimente-o no mesmo lugar, na mesma tigela e à mesma hora, para que se habitue a comer a horas específicas. Não lhe dê restos da sua comida, não ceda quando pedir comida e troque as guloseimas por croquetes tirados da sua dose diária de alimentos. É também boa ideia pesar o seu cão uma vez por mês e fazer check-ups regulares para obter aconselhamento profissional do seu médico veterinário. Com a atitude certa será capaz de ajudar o seu cão a manter um peso saudável e um estilo de vida agradável. Para mais ideias sobre como ajudar a controlar o peso do seu cão, contacte o seu médico veterinário que terá todo o gosto aconselhá-lo.

Deixar comentário