Notícias

Soalheiro festeja 40 anos de valorização do território

O Soalheiro vai assinalar o Dia da Sub-Região de Monção & Melgaço com a distribuição do jogo virtual “A aventura da uva Alvarinho” aos alunos do primeiro ciclo daqueles dois concelhos.

Esta ocasião vai ser o pretexto para fomentar o diálogo sobre o território e a importância do Alvarinho para a região, levando os mais novos a valorizarem desde tenra idade a vitivinicultura, uma área onde podem vir a desenvolver uma carreira profissional sem terem de abandonar a sua terra-natal.

Este projeto começou em 2020, com a edição e distribuição de 3000 exemplares do livro ilustrado “Alvarinho-A história de uma uva que queria ser território”, que em plena pandemia foi enviado para casa dos alunos.

No ano passado, o Jogo da Uva – www.jogodauva. pt – foi apresentado aos Agrupamentos de Escolas de Monção e Melgaço, que também foram desafiados a pintarem murais alusivos à casta Alvarinho e à tradição vitivinícola da sub-região.

Agora, o jogo vai chegar aos alunos do primeiro ciclo, que são convidados a ajudar a uva Alvarinho a seguir o seu percurso da vinha ao vinho, combatendo os “inimigos” como o míldio ou as geadas.

Esta é uma data especial para a Quinta de Soalheiro, que está a festejar 40 anos do surgimento da «primeira marca de Alvarinho de Melgaço». Depois da plantação da primeira vinha contínua de Alvarinho no concelho de Melgaço, em Alvaredo, em 1974, João António Cerdeira assinou a primeira garrafa em conjunto com a família a 20 de março de 1982.

O aniversário foi assinalado com o lançamento de um conjunto de quatro vinhos, cujas garrafas recriam o rótulo original, e das “Tisana das Nossas Vinhas”, mostrando assim a diversificação de atividades que a empresa tem seguido, de forma a contribuir para a valorização do território e para a geração de riqueza na região.

Para além da produção própria, o projeto liderado por Luís e Maria João Cerdeira, com o apoio da mãe, Maria Palmira Cerdeira, conta com um clube composto por cerca de 150 produtores, fazendo com que esta seja uma “família de famílias” que exporta para 40 países.

Com certificação em Investigação, Desenvolvimento e Inovação desde 2019, a empresa trabalha com parceiros para que da “Cave da Inovação” saia o conhecimento para os vinhos do futuro. Na Branda da Aveleira, na freguesia de Gave, a cerca de 1100 metros de altitude, está a crescer uma vinha Alvarinho com 2 mil metros de extensão.

A aposta na sustentabilidade, uma das marcas identitárias da firma, levou ao lançamento de garrafa com menos 19% de vidro e ao estabelecimento de uma parceria para a criação de têxteis a partir de bagaço de uva.

O lançamento da linha de infusões “The Pur Terroir” inspirou a primeira aposta no alojamento local do Soalheiro, com abertura da Casa das Infusões, em agosto de 2020, que veio reforçar a oferta na área do enoturismo. Este setor vai ter mais um impulso com a inauguração de novas estruturas de acolhimento aos visitantes, que incluem a garagem onde a história desta marca começou.

Na calha está um investimento de cerca de um milhão de euros na construção de um hotel rural com dez quartos, que deverá estar a funcionar no final de 2023.

 

Deixar comentário