Brincar

O regresso às origens com Takenoko

O ambiente está na ordem do dia. Os animais também. Nunca o cidadão da era moderna esteve tão sensibilizado como agora para o que os nos rodeia diretamente, os seres com os quais dividimos o planeta azul.Todos queremos ser parte integrante de uma mudança que se adivinha tardia… mas que os jogos de tabuleiro ja adaptaram.

Que o diga a portuguesa Salta da Caixa, editora e loja de jogos de tabuleiro barcelense que importou para o mercado luso um dos grandes sucessos mundiais dos últimos anos.

Em Takenoko, do célebre criador francês Antonie Bauza, os jogadores ganham pontos consoante cultivam terrenos, os irrigam e neles fazem crescer belas canas de bambu. Mas cuidado com o panda guloso, que este esfomeado!

Takenoko é o chamado jogo de entrada perfeito, aquele jogo que agrada a miúdos e a graúdos, extremamente fácil de aprender e faz-nos pensar, ao mesmo tempo que nos divertimos. E é também um regresso às origens da relação mais elementar que o ser humano tem com as praticas essenciais à sua própria subsistência.

Um jogo que, mais do que nas lojas- e muito obrigado, Salta da Caixa!- deveria estar nas escolas. Para quando?

Deixar comentário