Opinião

Pequenos dentes, grandes dúvidas – A Saúde Oral em Pediatria

Os bons hábitos de higiene oral devem acompanhar a criança ao longo de toda a vida, não devendo esta ser ignorada no período dos “dentes de leite”. Atual- mente há cada vez mais informação de qualidade e, por isso, menos desculpas para descurar a saúde oral e mais motivos para sorrir!

Quando deve a criança ter a primeira consulta de Medicina Dentária?

Até ao primeiro ano de idade ou aquando da erupção dos primeiros dentes é o que nos dizem a Ordem dos Médicos Dentistas Portugueses e outras importantes entidades internacionais! No entanto, um estudo português de 2021, mostrou-nos que a maioria das crianças com menos de seis anos nunca teve uma consulta com o médico dentista, e que a maioria dos jovens não visita o dentista com a regularidade recomendada.

Quem tem direito ao cheque dentista?

Todas as crianças, mas variam conforme a idade e alguns têm critérios específicos. Começam aos 2 anos e terminam aos 18, sendo a maioria emitidos no Centro de Saúde, mas os correspondentes aos 7, 10 e 13 anos são entregues na escola.

Como escolher a escova e a pasta de dentes?

Os cuidados devem começar logo após o nascimento, com a lavagem e massagem da gengiva com recurso a toalhitas, compressas ou dedeiras. Após o aparecimento do primeiro dente, começa a transição para as escovas. Devemos adaptar a escova à idade da criança: entre o 1o e 3o ano de vida as escovas devem ter cabeça pequena, cerdas macias e pescoço curto. Nos anos seguintes, a forma será semelhante à escova de um adulto, diferindo nas dimensões e rigidez da cabeça. A escova elétrica é também uma opção a partir dos 3 anos de idade. O fio dentário pode ser utilizado quando existam dois dentes juntos. Após o primeiro dente devemos utilizar uma pasta de dentes com flúor numa concentração de 1000- 1500 ppm. Até aos três anos a quantidade de pasta a usar deve equivaler a um grão de arroz e entre os 3 e 6 anos deverá corresponder ao tamanho de uma ervilha. O excesso da pasta deve ser cuspido, sem bochechar ou lavar com água!

Até quando se pode usar chupeta?

Sabe-se que o uso da chupeta está associado ao desenvolvimento de má-oclusão dentária e ao comprometimento do desenvolvimento das funções orais e respiração. É por essa razão que se aconselha abandonar este hábito até aos 3 anos de idade. Sabendo que por vezes isto se torna um desafio, aconselha-se a preferir chupetas adequadas ao tamanho da boca da criança, com escudos respiráveis e sem fitas ou fraldas presas para minimizar o seu peso. Não existe uma chupeta ideal no entanto as fisiológicas ou as ortodônticas/anatómicas devem ser privilegiadas.

Como se podem prevenir as cáries?

A higiene oral adequada logo após a erupção dos primeiros dentes e com a correta quantidade de flúor é essencial! Outras medidas preventivas são a amamentação até aos 6 meses de idade, evicção de líquidos açucarados (nem os colocar nas chupetas), e evitar a alimentação (com biberão com leite/bebida com açúcar por exemplo) quando a criança está a dormir ou imediatamente antes de deitar.

Deixar comentário