Temperos

Marmelada

Olá Novembro! Seu invernoso molhado e friorento, vamos fazer marmelada? Aqui vai a receita, sem truques e sem modernices. Depois de muitas experiências todos os anos, cheguei à conclusão que o melhor mesmo é não inventar. Por isso, apresentovos a clássica receita de marmelada no tacho.

INGREDIENTES:

• 2 kgs de marmelos maduros descascados e descaroçados (também podem fazer com a casca, o resultado será uma marmelada mais avermelhada. Com os caroços podem aproveitar para fazer geleia)

• 1,600 kg de açúcar branco ( podem usar o amarelo, vai escurecer e endurecer um pouco mais a vossa marmelada)

• Água q.b

• Malgas/Taças

• Papel vegetal

• Álcool ou aguardente

 

PREPARAÇÃO:

1 – Cozer os marmelos (em pedaços) em pouca água e o açúcar até que estejam bem cozidos. (Por cada kg de marmelo coloquei 800 g de açúcar. Como eu tinha 2 kgs. de marmelos usei 1,600 kg de açúcar)

2 – Passar tudo com a varinha mágica até ficar com um puré sem grumos.

3 – Levar ao lume médio, baixo. É necessário ir mexendo para que não queime no fundo. Cuidado, porque quando começa a ferver, começam os salpicos. Vão notar que no início a marmelada é mole e bem clara, mas à medida que vai ganhando ponto, vai escurecendo, ficando mais firme e cada vez mais difícil de mexer. O tempo que demora a preparar, vai depender da quantidade de marmelada na panela. Se preferirem mais mole para barrar no pão, quando começar a engrossar, podem desligar o fogão. Se preferem de cortar à faca (como a minha) é deixar estar mais tempo e engrossar.

4 – Enquanto a marmelada está a fazer, vão cortando discos do papel vegetal do tamanho da malga que vão usar.

5 – Assim que a marmelada estiver pronta, é verter para as malgas e bater com elas para ficar com uma superfície lisa.

6 – Deixar secar um pouco para ganhar uma capa na superfície.

7 – Para tapar a marmelada, passe álcool ou aguardente num dos lados do papel vegetal e coloque esse lado por cima da marmelada. Assim vai manter-se por mais tempo, sem ganhar bolor.

8 – Colocar as malgas numa janela ao sol e deixar a marmelada secar.

Deixar comentário