Música
Ouvir

Omie Wise. Um grupo de art-rock/folk cheio de diversidade

Os Omie Wise nasceram em 2013, unidos pelo «gosto e paixão pelas sonoridades mais progressivas e psicadélicas dentro do mundo do Rock, inclusive nos últimos anos um maior interesse por sonoridades/instrumentos mais dentro do que é conhecido como Folk». Já com três projetos lançados, o último em 2021, e o quarto em processo de composição, pretendem continuar a procurar o desconhecido, numa «descoberta musical tanto colectiva como individual».
A história deste grupo bracarense, que se define como um projecto de Art-rock/folk com uma diversidade de estilos que percorrem ao longo da sua discografia e um uso mais progressivo de instrumentação fora do típico conjunto de Rock, começou com Fábio Pinto (guitarrista) e outro guitarrista, que se «juntaram e começaram a trabalhar numa primeira maquete de modo a angariar reforços para se formar uma banda com influências de Rock Progressivo». A partir desse momento, e até 2017, entraram e saíram vários elementos da banda. O line-up atual da banda é então constituído por Miguel Santos (voz e guitarra), Fábio Pinto (guitarras), Eduardo Peixoto de Almeida (teclados), João Machado (baixo) e André Mendes (bateria e percussão).
O primeiro projeto, o EP “1808”, foi lançado em 2017 e trata-se de um trabalho conceptual sobre temas associados a solidão e existencialismo. “1808” serviu para solidificar a primeira sonoridade da banda e foi o culminar da fase de “garagem” dos Omie Wise. Posteriormente, “To Know Thyself” chegou em 2019, tendo sido gravado e produzido num contexto profissional, com Paulo Miranda, no AMP studios em Viana do Castelo. O trabalho mostra um amadurecimento da sonoridade da banda e da capacidade de execução musical dos elementos, com a introdução da braguesa como um instrumento relativamente predominante na sonoridade de Omie Wise.
O mais recente projeto foi lançado em 2021 e chama-se “Wind and Blue”. O disco dá continuidade ao crescente uso de instrumentação mais alternativa, a um dinamismo diferente no som da banda, devido à troca de baterista, um melhor flow entre as músicas e dentro delas e, por fim, a adição de uma secção de sopros para algumas secções das músicas. O projeto é também influenciado pela conjuntura mundial que se viveu durante 2020 e o início de 2022, pelo que apresenta uma «fábula multifacetada em que, entre muitos, se faz um retrato da relação do Homem com a Natureza».
Para o futuro, está previsto um novo álbum, que já se encontra numa fase inicial no processo de composição. Para os Omie Wise, este será certamente uma evolução para algo diferente do que mostraram até agora. Partem assim mais uma vez à procura do desconhecido e à descoberta musical coletiva e individual, «sempre assente em narrativas e simbologia que possam acrescentar uma nova dimensão à sua música».

Deixar comentário