Destaque Notícias

E quem está a trabalhar em casa?

Muitas pessoas encontram-se em regime de teletrabalho. Algumas nunca tinham experimentado esta modalidade. Outras já a conhecem bem, mas acrescentam neste momento um desafio à equação: filhos em casa. Como conseguir trabalhar e ser produtivo a partir de casa?

Não exija demais

Seja justo consigo mesmo, não exija demais. Com filhos em casa – e mesmo sem filhos! – é natural que não consiga ser tão produtivo como habitualmente. Dê um desconto a si mesmo e lembre-se que está a fazer o melhor que pode e consegue numa situação totalmente inédita para toda a gente.

Mantenha rotinas

Continue a levantar-se e deitar-se às mesmas horas, as rotinas são importantes. É de extrema importância também que mantenha um bom horário de sono. Vista-se como de costume.

Crie um espaço de trabalho

Não tem escritório? Improvise. Crie um espaço só para trabalho e fale com os seus filhos sobre isso. Essa deve ser uma área apenas para trabalho. Esta medida vai ajudá-lo psicologicamente – acredite, a nossa cabeça adapta-se facilmente às circunstâncias – a perceber que aquele espaço é o seu “escritório” do momento, onde tudo acontece.

Levante-se, mexa-se

Provavelmente não terá em casa o mesmo mobiliário que tem no seu trabalho. As cadeiras podem não ser confortáveis, o monitor do computador mais pequeno… É normal que o corpo comece a acusar alguma tensão. Mexa-se! Aproveite as pausas – deve fazê-las como faria num dia normal – para esticar as pernas e mexer o corpo. Aproveite telefonemas para circular e para se aproximar das janelas, apanhando também um pouco de sol.

Combine horários com as crianças

As crianças certamente também terão que estudar, pelo menos as mais velhas. Tentem combinar e adaptar horários escolares aos laborais. Converse com elas – mediante a idade e maturidade – para que entendam as novas rotinas e a necessidade de todos colaborarem.

Afaste-se de redes sociais

Mais que nunca, neste momento são a verdadeira tentação. Queremos saber tudo o que se passa e olhar para o telemóvel de minuto a minuto é quase inevitável. Tem mesmo que “desligar”! Estabeleça horários para consultar as redes, apenas durante as pausas ou fim do dia.

Defina o começo e o fim do trabalho

Defina uma hora para cumprir as suas obrigações e depois saia do seu espaço de trabalho. Foque-se na família, façam jogos e conversem muito. Ligue aos seus amigos e familiares para saber como estão. Mantenha o maior número possível de rotinas e deite-se cedo. Lembre-se que estamos a falar de um ciclo: umas boas horas de descanso farão com que seja mais produtivo no dia seguinte!

Releia o nosso artigo sobre a produtividade no trabalho e adapte as dicas!

 

Deixar comentário